Alunas da Nair Palácio são premiadas na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de MS

Da Assessoria


O projeto “Composteira Doméstica: O reaproveitamento consciente de resíduos orgânicos para hortas urbanas”  desenvolvido pelas alunas Fernanda Negrini Facina e Débora Fernanda Araújo Costa, sob orientação dos professores Deisinara Giane Schulz e Anderson de Oliveira Chaves Negreli, foi premiado na FETECMS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul) com uma viagem na IV Expedição Científica ao Pantanal, prêmio que consiste em uma viagem expeditória pelo Pantanal Sul-Mato-Grossense.

O projeto surge como uma alternativa de aproveitamento dos resíduos orgânicos, que em um processo biológico são transformados em substâncias húmicas, sendo uma prática constante a utilização de hortas, minhocarios e composteiras no âmbito escolar para aplicação do conhecimento das disciplinas do currículo de forma interdisciplinar e multidisciplinar.

Além disso, a prática da educação ambiental nas escolas é indispensável para criar a consciência ambiental. Este trabalho tem o objetivo de ensinar os estudantes a realizar uma pesquisa científica básica utilizando uma composteira doméstica nas suas casas, tendo como método educativo a separação correta dos resíduos sólidos e educação ambiental.

O projeto está atrelado a disciplina de Pesquisa e Autoria na qual foi proposta a construção de composteiras domésticas por estudantes que estão em fase de estudo em isolamento social, para que os mesmos acompanhem o processo de compostagem, coletem dados referentes ao processo para construção da sua pesquisa científica e ainda aprendam a utilização de resíduos sólidos.

A composteira foi construída utilizando dois recipientes com tampa, um perfurado na base inferior e outro não, nos quais um foi adicionado a mistura para compostagem e outro o líquido produzido na própria composteira (chorume). Muitos estudantes participaram e construíram a composteira doméstica em suas residências, e os resultados deste estudo está sendo coletado e organizado para avaliação da efetividade da conscientização ambiental dos estudantes e suas famílias, bem como se o adubo produzido será utilizado nas suas hortas.

“Parabéns às alunas que se dedicaram na apresentação e produção do trabalho, e que agora terão a oportunidade de potencializar ainda mais sua criatividade e o gosto pela ciência e pela conservação da natureza na participação da Expedição Científica ao Pantanal, experiência única e que pode revelar futuras cientistas”, destacou a direção escolar.

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